Lucilene C. Madruga Radaelli
OBJETIVOS
- Situar a África como um continente dividido em países com línguas e cultura diversas.
- Discutir a
valorização das diferentes manifestações culturais africanas.
- Favorecer a vivência de princípios que
cultivem o não preconceito, a tolerância e o respeito à diversidade étnica
refletindo sobre os preconceitos sociais e raciais da sociedade atual,
buscando possíveis soluções para combatê-los.
1ª AULA
 |
| FOTO 01: livro infantil utilizado na contação de história |
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
- Contação de História
de origem africana.“ As panquecas de mama Panya”.
- Informações sobre o Quênia,
palavras de origem africana citadas no livro.
- Dramatização
da história.
2ª AULA
.jpg) |
| FOTO 02: alunos confeccionando o tambor |
.jpg) |
| FOTO 03: alunos confeccionando o berimbau |
.jpg) |
| FOTO 04: alunos confeccionando o atabaque |
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
- Confecção de instrumentos de origem africana
berimbau, pandeiro, atabaque, utilizando
materiais recicláveis como latas, canos, garrafas pet, papeis coloridos, caixas
de leite, latas de refrigerantes, etc.
- Vídeo com instrumentos de origem africana. ww.youtube.com/watch?v=rTidlWNrzTw
3ª AULA
 |
| FOTO 05: livro infantil utilizado na contação de história |
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
 |
| Foto 06: Confecção dos panôs |
4ª AULA
 |
| FOTO 07: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
| FOTO 08: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
| FOTO 09: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
| FOTO 10: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
| FOTO 11: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
| FOTO 12: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
| FOTO 13: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
| FOTO 14: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola |
 |
FOTO 15: alunos pintando as galinhas d'Angola
FOTO 16: alunos pintando as galinhas d'Angola
|
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
5ª AULA
 |
| FOTO 17: livro infantil utilizado na contação de história |
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
 |
| FOTO 18: aluno Christoffer |
 |
FOTO 19: aluno Christoffer
|
 |
| Foto 20: confecção e brincadeira com a boneca de pano abayomi |
6ª AULA
 |
| FOTO 21: alunos confeccionando as máscaras africanas |
 |
| FOTO 22: alunos confeccionando as máscaras africanas |
 |
| FOTO 23: alunos confeccionando as máscaras africanas |
 |
| FOTO 24: alunos assistindo o vídeo explicativo e aplicação da massa corrida |
.jpg) |
| FOTO 25: alunos criando máscaras africanas através de desenhos, recorte e colagem |
 |
| FOTO 26: alunos criando máscaras africanas através de desenhos, recorte e colagem |
 |
| Foto 27: pintura das máscaras africanas feitas em argila |
 |
| Foto 28: pintura das galinhas d'Angola e das máscaras africanas |
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
7ª AULA
 |
| FOTO 29: livro infantil utilizado na contação de história |
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
- Contação da
história “A semente que veio da África”.
- Conversação
sobre o Baobá e os vários nomes que a árvore recebe dependendo da localização em que ela
esteja.
- Confecção de
cartazes sobre o Baobá, utilizando cartolinas e tinta guache.
 |
FOTO 30: alunos reproduzindo em cartazes a árvore baobá
|
"Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com
seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada). O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal. É uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25 m ( excepcionalmente 30 m), e até 7 m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11 m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros. o fruto do baobá é a Mukua tem no seu interior um miolo seco comestível (não tem sumo),
desfaz-se facilmente na boca e o seu sabor é agridoce (adocicado com uma
ligeira acidez). Este fruto é rico em vitaminas e minerais."
 |
FOTO 31: árvore Baobá na África
|
8ª AULA
.jpg) |
FOTO 32: livro infantil utilizado na contação de história
|
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
- Contação da história “Betina”;
- Atividade de recorte e colagem com retalhos e papel colorido da boneca de Betina.
 |
| FOTO 33: recorte e colagem das bonecas |
 |
| FOTO 34: recorte e colagem das bonecas |
 |
| FOTO 35: recorte e colagem das bonecas |
 |
| FOTO 36: recorte e colagem das bonecas |
FOTO 37: confecção das bonecas de Betina com material sucata
FOTO 38: confecção das bonecas de Betina com material sucata
9ª AULA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
·
Leitura do conto africano “TODOS DEPENDEM DA
BOCA”;
·
Roda de conversa e dramatização do conto.
Todos dependem da boca
Uma Lenda de Moçambique
Certo dia, a boca, com ar vaidoso, perguntou:
"Embora o corpo seja um só, qual é o órgão mais importante?"
Os olhos responderam:
"O órgão mais importante somos nós: observamos o que se passa e vemos as coisas."
"Somos nós, porque ouvimos", disseram os ouvidos.
"Estão enganados. Nós é que somos mais importantes porque agarramos as coisas", disseram as mãos.
Mas o coração também tomou a palavra:
"Então e eu? Eu é que sou importante: faço funcionar todo o corpo!"
"E eu trago em mim os alimentos!", interveio a barriga.
"Olha! Importante é aguentar todo o corpo como nós, as pernas, fazemos."
Estavam nisto quando a mulher trouxe a massa, chamando-os para comer. Então os olhos viram a massa, o coração emocionou-se, a barriga esperou ficar farta, os ouvidos escutavam, as mãos podiam tirar bocados, as pernas andaram... mas a boca recusou comer. E continuou a recusar. Por isso, todos os outros órgãos começaram a ficar sem forças...
Então a boca voltou a perguntar:
"Afinal qual é o órgão mais importante no corpo?"
"És tu boca", responderam todos em coro. "Tu é o nosso rei!"
Nota: todos nós somos importantes e, para viver, temos de aprender a colaborar uns com os outros.
10ª AULA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
- Contextualização do jogo da mancala;
- Confecção de diferentes tipos de jogo da mancala com garrafas pet, caixas de ovos, argila, etc.
 |
| Foto 39: confecção do jogo da mancala |
Foto 40: confecção do jogo da mancala
Foto 41: confecção do jogo da mancala
a ideia das mascaras foram muito boas
ResponderExcluirjoão 5AA
otimo
ResponderExcluirgostei das atividade e das brincadeiras. julia maLLMANN
ResponderExcluirgostei muito das aulas de literatura gostei de fazer os panos e da boneca de pano e tambem gosto da prof lucilene
ResponderExcluireu gostei das atividade da professora da leitura des do ano pasado é muto legal. robert
ResponderExcluiras aulas de literatura muito legal. camila bressan
ResponderExcluirEu achei muito legal otabulriro da mancala=Eduardo Kaspchak
ResponderExcluireu adorei fazer a galinha da angola . emilly
ResponderExcluirA minha aula preferida foi a da galinha de angola de argila.Amanda
ResponderExcluiradorei tem muita foto e muita coisa jheniffer
ResponderExcluireu radoro as aula que vocé da kauany
ResponderExcluirGostei muito... te adoro Sandra ti amamos muito :) ><
ResponderExcluirass:Tainara e Marcella 5 c
adoro as aulas de educaçao fisica
ResponderExcluirestou gostando muito deste progeto professoras e o que mais estou me preparando e o teatro. - Guilherme F. Rodrigues-5°ano-a
ResponderExcluirisabelli lindo parabens
ResponderExcluirMuito legal esses trabalhos.Camilly petkowicz.
ResponderExcluiradorei esse blog pois é be o que estou pesquisando
ResponderExcluirExcelente, parabéns. Um projeto para valorização da cultura Afro-brasileira a altura.
ResponderExcluirSó lamentei a falta do passo a passo da confecção dos instrumentos
Gostei das dicas. Obrigada.
ResponderExcluirAmei seu trabalho, estou fazendo um projeto parecido na educação infantil intitulado: Os Mistérios da África.
ResponderExcluir