LITERATURA


Lucilene C. Madruga Radaelli

OBJETIVOS


  • Situar a África como um continente dividido em países com línguas e cultura diversas.
  • Discutir a valorização das diferentes manifestações culturais africanas.
  • Favorecer a vivência de princípios que cultivem o não preconceito, a tolerância e o respeito à diversidade étnica refletindo sobre os preconceitos sociais e raciais da sociedade atual, buscando possíveis soluções para combatê-los

1ª AULA

FOTO 01: livro infantil utilizado na contação de história

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
  • Contação de História de origem africana.“ As panquecas de mama Panya”.
  • Informações sobre o Quênia, palavras de origem africana citadas no livro.
  • Dramatização da história.


2ª AULA



FOTO 02: alunos confeccionando o tambor

FOTO 03: alunos confeccionando o berimbau


FOTO 04: alunos confeccionando o atabaque

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

  • Confecção de instrumentos de origem africana berimbau,  pandeiro, atabaque, utilizando materiais recicláveis como latas, canos, garrafas pet, papeis coloridos, caixas de leite, latas de refrigerantes, etc.
  • Vídeo com instrumentos de origem africana. ww.youtube.com/watch?v=rTidlWNrzTw

3ª AULA

FOTO 05: livro infantil utilizado na contação de história

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

Foto 06: Confecção dos panôs


                                4ª AULA


FOTO 07: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola

 FOTO 08: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola

 FOTO 09: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola
FOTO 10: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola


FOTO 11: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola
FOTO 12: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola


FOTO 13: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola

FOTO 14: alunos modelando com argila as galinhas d'Angola

FOTO 15: alunos pintando as galinhas d'Angola

FOTO 16: alunos pintando as galinhas d'Angola
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

                                  5ª AULA

FOTO 17: livro infantil utilizado na contação de história

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

  • Contação da história "As tranças de Bintou" disponível também em vídeo no seguinte endereço http://www.youtube.com/watch?v=-bV-ysrVtLk
  • Para a confecção da boneca abayomi de origem africana os alunos assistiram o vídeo do professor Sassá em http://www.youtube.com/watch?v=HYEzRz_9H1Q
  • Conversa informal, diálogo e questionamento oral através das historinhas, figuras e relatos sobre o assunto.                              
aluno do 1º ano
FOTO 18: aluno Christoffer
aluno do 1º ano
FOTO 19: aluno Christoffer              





                          




Foto 20: confecção e brincadeira com a boneca de pano abayomi



                               
                                 6ª AULA


FOTO 21: alunos confeccionando as máscaras africanas
FOTO 22: alunos confeccionando as máscaras africanas

FOTO 23: alunos confeccionando as máscaras africanas
FOTO 24: alunos assistindo o vídeo explicativo e aplicação da massa corrida

FOTO 25: alunos criando máscaras africanas através de desenhos, recorte e colagem

FOTO 26: alunos criando máscaras africanas através de desenhos, recorte e colagem

Foto 27: pintura das máscaras africanas feitas em argila

Foto 28: pintura das galinhas d'Angola e das máscaras africanas


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS


 7ª AULA


FOTO 29: livro infantil utilizado na contação de história

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

  • Contação da história “A semente que veio da África”.
  • Conversação sobre o Baobá e os vários nomes que a árvore recebe dependendo da localização em que ela esteja.
  • Confecção de cartazes sobre o Baobá, utilizando cartolinas e tinta guache.

FOTO 30: alunos reproduzindo em cartazes a árvore baobá

"Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada). O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal. É uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25 m ( excepcionalmente 30 m), e até 7 m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11 m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros. o fruto do baobá é a Mukua tem no seu interior um miolo seco comestível (não tem sumo), desfaz-se facilmente na boca e o seu sabor é agridoce (adocicado com uma ligeira acidez). Este fruto é rico em vitaminas e minerais."

FOTO 31: árvore Baobá na África

                                8ª AULA


FOTO 32: livro infantil utilizado na contação de história


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS


  • Contação da história “Betina”;
  • Atividade de recorte e colagem com retalhos e papel colorido da boneca de Betina.

FOTO 33: recorte e colagem das bonecas

FOTO 34: recorte e colagem das bonecas

FOTO 35: recorte e colagem das bonecas

FOTO 36: recorte e colagem das bonecas
FOTO 37: confecção das bonecas de Betina com material sucata

                                FOTO 38: confecção das bonecas de Betina com material sucata


                               9ª AULA


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS


·         Leitura do conto africano “TODOS DEPENDEM DA BOCA”;
·         Roda de conversa e dramatização do conto.

Todos dependem da boca

Uma Lenda de Moçambique

boccaCerto dia, a boca, com ar vaidoso, perguntou:
"Embora o corpo seja um só, qual é o órgão mais importante?"
Os olhos responderam:
"O órgão mais importante somos nós: observamos o que se passa e vemos as coisas."
"Somos nós, porque ouvimos", disseram os ouvidos.
"Estão enganados. Nós é que somos mais importantes porque agarramos as coisas", disseram as mãos.
Mas o coração também tomou a palavra:
"Então e eu? Eu é que sou importante: faço funcionar todo o corpo!"
"E eu trago em mim os alimentos!", interveio a barriga.
"Olha! Importante é aguentar todo o corpo como nós, as pernas, fazemos."
Estavam nisto quando a mulher trouxe a massa, chamando-os para comer. Então os olhos viram a massa, o coração emocionou-se, a barriga esperou ficar farta, os ouvidos escutavam, as mãos podiam tirar bocados, as pernas andaram... mas a boca recusou comer. E continuou a recusar. Por isso, todos os outros órgãos começaram a ficar sem forças...
Então a boca voltou a perguntar:
"Afinal qual é o órgão mais importante no corpo?"
"És tu boca", responderam todos em coro. "Tu é o nosso rei!"

Nota: todos nós somos importantes e, para viver, temos de aprender a colaborar uns com os outros.



                             10ª AULA


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS


  • Contextualização do jogo da mancala;
  • Confecção de diferentes tipos de jogo da mancala com garrafas pet, caixas de ovos, argila, etc.
Foto 39: confecção do jogo da mancala

 Foto 40: confecção do jogo da mancala


                                                                       Foto 41: confecção do jogo da mancala



20 comentários:

  1. a ideia das mascaras foram muito boas



    joão 5AA

    ResponderExcluir
  2. gostei das atividade e das brincadeiras. julia maLLMANN

    ResponderExcluir
  3. gostei muito das aulas de literatura gostei de fazer os panos e da boneca de pano e tambem gosto da prof lucilene

    ResponderExcluir
  4. eu gostei das atividade da professora da leitura des do ano pasado é muto legal. robert

    ResponderExcluir
  5. as aulas de literatura muito legal. camila bressan

    ResponderExcluir
  6. Eu achei muito legal otabulriro da mancala=Eduardo Kaspchak

    ResponderExcluir
  7. eu adorei fazer a galinha da angola . emilly

    ResponderExcluir
  8. A minha aula preferida foi a da galinha de angola de argila.Amanda

    ResponderExcluir
  9. adorei tem muita foto e muita coisa jheniffer

    ResponderExcluir
  10. eu radoro as aula que vocé da kauany

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito... te adoro Sandra ti amamos muito :) ><


    ass:Tainara e Marcella 5 c

    ResponderExcluir
  12. adoro as aulas de educaçao fisica

    ResponderExcluir
  13. estou gostando muito deste progeto professoras e o que mais estou me preparando e o teatro. - Guilherme F. Rodrigues-5°ano-a

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esses trabalhos.Camilly petkowicz.

    ResponderExcluir
  15. adorei esse blog pois é be o que estou pesquisando

    ResponderExcluir
  16. Excelente, parabéns. Um projeto para valorização da cultura Afro-brasileira a altura.
    Só lamentei a falta do passo a passo da confecção dos instrumentos

    ResponderExcluir
  17. Gostei das dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Amei seu trabalho, estou fazendo um projeto parecido na educação infantil intitulado: Os Mistérios da África.

    ResponderExcluir